Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Instituto lança campanha para alertar sobre importância do Teste do Pezinho

Saúde

Instituto lança campanha para alertar sobre importância do Teste do Pezinho

Especialistas dão destaque para o teste ampliado, que abrange o diagnóstico de até 50 doenças e atualmente só é oferecido em maternidades privadas

Instituto lança campanha para alertar sobre importância do Teste do Pezinho

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Por: Danielle Campos no dia 06 de junho de 2020 às 17:24

O Instituto Jô Clemente (IJC) e a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert) lançaram hoje (6) a campanha Junho Lilás, e divulgaram a hashtag #VamosDarMaisUmPasso, para conscientizar o poder público e a população sobre a importância da expanção ao acesso de todos os setores da sociedade ao teste do pezinho.

Daniela Mendes, superintendente-geral do IJC, alerta que aumentar o acesso ao teste ampliado, atualmente oferecido apenas nas maternidades privadas, é importante principalmente neste período de pandemia da Covid-19, pois abrange o diagnóstico de até 50 doenças, ao contrário do teste básico, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que detecta seis doenças.

“Nosso foco este ano é orientar para o teste ampliado, que inclui doenças que demandam intervenções clínicas emergenciais e tratamentos específicos. É importante darmos mais um passo para expandir o acesso a esses diagnósticos a toda a população, pois sabemos que quanto antes iniciarmos os tratamentos adequados, mais chances a criança terá de se desenvolver com saúde e qualidade de vida", alerta Daniela.

A neurologista infantil Fernanda Monti lembra que é importante que o teste ampliado seja feito entre as primeiras 48 horas e até o quinto dia de vida do bebê, já que esse é o período mais adequado para detectar precocemente doenças raras e graves, que podem acarretar em deficiência intelectual. 

As informações são da Agência Brasil.