Saúde

Psicanalista avalia reflexos da pandemia para os mais jovens: 'Única saída é o virtual'

Para Marcelo Veras, pais temem que crianças e adolescentes sofram "deseducação"

[Psicanalista avalia reflexos da pandemia para os mais jovens: 'Única saída é o virtual']
Foto : Metropress

Por Metro1 no dia 24 de Junho de 2020 ⋅ 15:28

O psicanalista Marcelo Veras comentou os impactos nos mais jovens diante do isolamento social em meio à pandemia de coronavírus. Em entrevista a Mário Kertész hoje (24), durante o Jornal da Metrópole no Ar da Rádio Metrópole, ele afirmou que pais têm medo de que os filhos sofram "deseducação". "É claro que tem que ter um meio termo, mas eu sempre digo ao pais que eles estão trancados e eles estão se comunicando ali, enquanto jogam. Eu não sei se essa é a hora de educar, nesse momento que praticamente a única saída é o virtual. Os pais têm medo de deseducar os filhos e achar que vão ficar tortos pro resto da vida, mas não, em alguns momentos isso acontece e depois fica tudo certo", declarou o especialista. 

Veras também comentou como os casais estão lindando com os problemas em meio à pandemia. Para ele é necessário encontrar "leveza" em meio aos problemas e às notícias ruins. "Os casais que estão conseguindo achar o humor neste momento, rir, estão se dando melhor com esse momento. A arte de colocar leveza na vida é necessária nestes momentos difíceis. Ser leve no carnaval é fácil. O difícil é colocar leveza nos momentos difíceis, esses são os vitoriosos", comentou.

No entanto, ele alerta para que os pacientes não estejam ultrapassando os limites. "Eu vejo que as próprias pessoas já estão com consciência de que estão passando de alguns limites, como comer mais, beber mais. Eu sei que tem havido mais excessos, mas o mundo se reequilibra. A grande pergunta é: o que realmente vai ser o divisor de águas nesse momento que estamos passando e o que vai ser apenas desarranjos de uma cultura, que daqui a pouco se organizam?", questionou.

Notícias relacionadas