Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Badaró alerta para alta de casos de Covid-19 após reabertura da economia

Saúde

Badaró alerta para alta de casos de Covid-19 após reabertura da economia

Infectologista citou casos nos EUA em que cidades reabriram atividades comerciais e registraram alta de casos de Covid-19

Badaró alerta para alta de casos de Covid-19 após reabertura da economia

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 10 de agosto de 2020 às 08:09


O médico infectologista Roberto Badaró comentou hoje (10) a grande probabilidade de aumento de casos de coronavírus após o início da fase 2 de reabertura da economia em Salvador. Em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metrópole, ele citou os Estados Unidos como exemplo. O país, que é líder de casos de coronavírus no mundo, chegou a registrar alta depois do reinício das atividades.

"É preciso ter muito cuidado. Os EUA já tiveram três locais que voltaram a uma incidência grande por causa da reabertura. Se a gente quer aprender com experiência, olhe para cima e ver o que está acontecendo. Eles são os primeiros e estão no verão, em atividades grandes. A gente, rapidamente, vai chegar ao nosso verão. Já há documentação de que a doença não está sob controle total", declarou Badaró. 

Ele comentou a possibilidade das atividades ser fechadas mais uma vez em um eventual surto da doença. "Uma abertura não-planejada e sem plano de contingência e como voltar à nova normalidade, poderá ser muito frustrante em termos de retorno a números maiores até do que já tivemos. É um alerta que eu faço às pessoas que estão na euforia do 'já tive, não vou ter mais'", disse o médico, que chamou a atenção sobre o que se sabe até agora em casos de reinfecção por coronavírus. 

"Há muitas dúvidas sobre reinfeção. Em Ribeirão Preto mostraram um caso. É evidentemente que em todas as doenças você vai ter um caso ou outro eventual, mas isso não será regra. Não tenho dúvida que reinfecção seja regra. É preciso investigar esses casos antes que a gente comece a dizer que isso é uma possibilidade real em termos de população", afirmou Badaró.