Terça-feira, 18 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Governo envia larvicida para tratar água com larvas do aedes aegypti na Bahia

Saúde

Governo envia larvicida para tratar água com larvas do aedes aegypti na Bahia

Ministério da Saúde enviou, nesta semana, larvicida para tratar 2 bilhões de litros de água na Bahia. ?O reforço foi repassado aos estados das regiões Nordeste e Sudeste, totalizando mais 17,9 toneladas do produto para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika e chickungunya. Esse quantitativo é suficiente para proteger 1,5 bilhão de litros de água. [Leia mais..]

Governo envia larvicida para tratar água com larvas do aedes aegypti na Bahia

Foto: Divulgação

Por: Jessica Galvão no dia 14 de dezembro de 2015 às 16:04

O Ministério da Saúde enviou esta semana uma quantidade de larvicida para tratar 2 bilhões de litros de água na Bahia. O reforço foi repassado aos estados das regiões Nordeste e Sudeste, totalizando mais 17,9 toneladas do produto, para eliminar as larvas do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e chickungunya. Esse quantitativo é suficiente para proteger 1,5 bilhão de litros de água.

O objetivo é manter as secretarias estaduais da Saúde abastecidas com um dos principais instrumentos para eliminar as larvas do mosquito aedes aegypti. Segundo o Ministério, o larvicida é utilizado quando não é possível eliminar o foco de água parada, local de reprodução do mosquito.

Para 2016, o Ministério da Saúde já adquiriu mais 100 toneladas do produto, que deverá garantir o abastecimento até junho do próximo ano. Foram quase R$ 10 milhões investidos. A quantidade enviada pelo governo corresponde à demanda apresentada pelas próprias secretarias estaduais, levando em consideração a situação epidemiológica local e o histórico de consumo.