Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Estudo aponta que dengue pode promover imunidade contra coronavírus

Saúde

Estudo aponta que dengue pode promover imunidade contra coronavírus

Pesquisa foi conduzida pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, coordenador da comissão científica do Consórcio Nordeste

Estudo aponta que dengue pode promover imunidade contra coronavírus

Foto: Bruno Concha / PMS

Por: Geovana Oliveira no dia 21 de setembro de 2020 às 17:05

Um novo estudo, ainda não publicado, sugere que quem já foi exposto à dengue pode ter algum nível de imunidade contra o coronavírus. As informações são da agência Reuters. 

A pesquisa, conduzida pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor e pesquisador na Universidade de Duke (EUA), comparou a distribuição geográfica da covid-19 com a propagação da dengue nos anos de 2019 e 2020. 

Os dados mostram que em estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, com alta incidência de dengue no ano passado e no início deste ano, a COVID-19 demorou mais para chegar a um alto nível de transmissão comunitária do que em estados como Amapá, Maranhão e Pará, que apresentaram menos casos da doença.  

“Se provada correta, essa hipótese pode significar que a infecção por dengue ou uma imunização com uma vacina de dengue segura e eficiente pode produzir algum nível de proteção imunológica contra o coronavírus", disse o estudo.