Saúde

Doria diz que vacinação contra coronavírus em SP começa no dia 15 de dezembro

Primeiros imunizados serão profissionais de saúde

[Doria diz que vacinação contra coronavírus em SP começa no dia 15 de dezembro]
Foto : Getty Images

Por Geovana Oliveira no dia 30 de Setembro de 2020 ⋅ 14:11

A vacina contra a Covid-19 no estado de São Paulo pode começar a ser aplicada no dia 15 de dezembro pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo anunciou hoje (30) o governador do estado, João Doria (PSDB). Os primeiros imunizados serão profissionais de saúde.

A declaração de Doria foi feita hoje em entrevista coletiva, após o governo de São Paulo e o laboratório chinês Sinovac assinarem um acordo para a compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac para o estado, que serão entregues em dezembro deste ano. O Instituto Butantan vai produzir a vacina em uma fábrica que será construída.

“Vamos respeitar todos os procedimentos de testagem e de aprovação na Anvisa. E aí sim, o início da vacinação em 15 de dezembro, começando pelos profissionais de saúde. Médicos, enfermeiros, paramédicos, aqueles que atuam em hospitais públicos, privados e em todas as unidades de saúde públicas, municipais e estaduais. No estado de São Paulo, aqueles que atuam nessas unidades serão os primeiros a serem vacinados contra a covid-19”, disse o governador no Palácio dos Bandeirantes.

Na semana passada, um estudo chinês comprovou a segurança da Coronavac em testes da fase 3 realizados na China, nos quais 94,7% dos mais de 50 mil voluntários testados não apresentaram nenhum efeito adverso da vacina. 

Mas antes da vacina ser liberada, ainda é necessário finalizar a fase de testes e obter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Notícias relacionadas