Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Doria diz que vacinação contra coronavírus em SP começa no dia 15 de dezembro

Saúde

Doria diz que vacinação contra coronavírus em SP começa no dia 15 de dezembro

Primeiros imunizados serão profissionais de saúde

Doria diz que vacinação contra coronavírus em SP começa no dia 15 de dezembro

Foto: Getty Images

Por: Geovana Oliveira no dia 30 de setembro de 2020 às 14:11

A vacina contra a Covid-19 no estado de São Paulo pode começar a ser aplicada no dia 15 de dezembro pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo anunciou hoje (30) o governador do estado, João Doria (PSDB). Os primeiros imunizados serão profissionais de saúde.

A declaração de Doria foi feita hoje em entrevista coletiva, após o governo de São Paulo e o laboratório chinês Sinovac assinarem um acordo para a compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac para o estado, que serão entregues em dezembro deste ano. O Instituto Butantan vai produzir a vacina em uma fábrica que será construída.

“Vamos respeitar todos os procedimentos de testagem e de aprovação na Anvisa. E aí sim, o início da vacinação em 15 de dezembro, começando pelos profissionais de saúde. Médicos, enfermeiros, paramédicos, aqueles que atuam em hospitais públicos, privados e em todas as unidades de saúde públicas, municipais e estaduais. No estado de São Paulo, aqueles que atuam nessas unidades serão os primeiros a serem vacinados contra a covid-19”, disse o governador no Palácio dos Bandeirantes.

Na semana passada, um estudo chinês comprovou a segurança da Coronavac em testes da fase 3 realizados na China, nos quais 94,7% dos mais de 50 mil voluntários testados não apresentaram nenhum efeito adverso da vacina. 

Mas antes da vacina ser liberada, ainda é necessário finalizar a fase de testes e obter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).