
Saúde
Anvisa mantém suspensão de teste de vacina mesmo com dados sobre morte
A Anvisa afirmou que a decisão de interromper os testes clínicos da vacina contra a Covid-19 CoronaVac foi tomada porque as informações fornecidas a ela foram "insuficientes e incompletas"

Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, na manhã de hoje (10), dados referentes à morte do voluntário dos testes da vacina contra Covid-19 Coronavac que descartam a relação entre o incidente e o imunizante.
A Anvisa afirmou que a decisão de interromper os testes clínicos da vacina contra a Covid-19 CoronaVac foi tomada porque as informações fornecidas a ela foram "insuficientes e incompletas".
"As informações veiculadas ontem foram consideradas, pela área técnica, insuficientes, incompletas, para que ontem fosse possível, de posse delas, continuar permitindo o desenvolvimento vacinal", disse o almirante Antonio Barras Torres, presidente da agência.
Ainda assim, Barra Torres afirmou em entrevista coletiva que não tinha informação sobre o suicídio presumido do voluntário — esta é a forma com que a polícia paulista trata o caso, que também pode se tratar de uma overdose. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Barra Torres pode estar apenas se escorando na questão do sigilo quando diz que esperará informações por canais oficiais, no caso o Comitê Indepedente Internacional que rege os testes de vacinas mundo afora.
Na reunião virtual desta manhã, foram enviados relatórios policiais e médicos sobre o episódio. Segundo integrantes do governo paulista, não haveria mais motivos técnicos para manter a suspensão dos testes da Coronavac, já que todos os detalhes do caso foram entregues à Anvisa. A agência manteve a decisão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

