Turismo

No Ré-Restaurante Dona Suzana você encontra a verdadeira moqueca e o acolhimento baiano

Alguns dos restaurantes mais famosos de Salvador têm a vista para a Baía de Todos os Santos como carta na manga. No caso do Ré-restaurante Dona Suzana o trunfo é se sentir em casa, a alguns passos da tal vista. O que faz o lugar mais que especial é o acolhimento da dona, que há cerca de 5 anos transformou a casa, na comunidade do Solar do Unhão, em re-restaurante, nome inventado por conta de uma leve gagueira da cozinheira, que pouco se nota. São poucas mesas, sem luxo, sem frescura, numa área de aproximadamente 20m2, de onde se pode ver o sobe e desce de pescadores, os meninos correndo e conversar de forma agradável com a dona e o pessoal da área. 

[Imagem not found]
Foto : NaBahia

Por NaBahia no dia 15 de Junho de 2018 ⋅ 08:17

Alguns dos restaurantes mais famosos de Salvador têm a vista para a Baía de Todos os Santos como carta na manga. No caso do Ré-Restaurante Dona Suzana o trunfo é se sentir em casa, a alguns passos da tal vista. O que faz o lugar mais que especial é o acolhimento da dona, que há cerca de 5 anos transformou a casa, na comunidade do Solar do Unhão, em re-restaurante, nome inventado por conta de uma leve gagueira da cozinheira, que pouco se nota. 

Suzana e sua moqueca: fama se espalhou 
(Foto: Reprodução/Facebook)

 

São poucas mesas, sem luxo, sem frescura, numa área de aproximadamente 20 m2, de onde se pode ver o sobe e desce de pescadores, os meninos correndo e conversar de forma agradável com a dona e o pessoal da área. É muito fácil chegar: suba a avenida contorno, faça como quem vai entrar no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), mas não desça a ladeira, pegue o acesso à esquerda. Aí é só ir em direção ao emaranhado de casinhas, escadarias e paredes cobertas de grafites. Pergunte por Dona Suzana que todo mundo conhece. 

Grafite enfeita paredes da comunidade
(Foto: Reprodução/Facebook)

 

O restaurante funciona diariamente, para almoço. A moqueca de peixe (ou arraia, sempre frescos!) é o prato mais famoso da baiana, tendo como acompanhamentos pirão, arroz, feijão fradinho e aquela pimentinha. O preço varia conforme a quantidade de pessoas por mesa, mas dificilmente passa dos R$ 20 (por pessoa). Se moqueca não for a sua, sempre tem outras opções com o mesmo tempero caseiro. Se você for vegetariano ou vegano, ligue e encomenda uma moqueca especial. 

É realmente uma experiência única: entrar na comunidade, comer uma moqueca “raiz” e ainda conversar por horas a fio… se levar o bloquinho, vira quase antropológica! Muito melhor do que só ver o Solar do Unhão, do MAM, no contraste com os prédios da Vitória. 

Se ligue!
Ré-Restaurante Dona Suzana

Facebook / 71 98612-5952 ou 3328-2056
Solar do Unhão 

Notícias relacionadas

[Gol e Air France KLM prorrogam parceria por mais cinco anos]
Turismo

Gol e Air France KLM prorrogam parceria por mais cinco anos

Por Metro1 no dia 04 de Novembro de 2019 ⋅ 14:20 em Turismo

Acordo de codeshare, pelo qual companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra companhia, já transportou mais de 1 milhão de clientes

[Air Europa é comprada pela IAG por um bilhão de euros]
Turismo

Air Europa é comprada pela IAG por um bilhão de euros

Por Matheus Simoni no dia 04 de Novembro de 2019 ⋅ 09:20 em Turismo

Aquisição visa transformar Madri em um hub que concorra de igual para igual com aeroportos como Amsterdã (KLM), Frankfurt (Lufhansa), Londres Heathrow (British Airways) e...