METROPOLE

Terça-feira, 11 de maio de 2021

República dos Mentecaptos

Fernando Vita conta a história do prefeito de "Todavia", uma cidade imaginária localizada no Recôncavo Baiano, que tem como ídolo Antônio Carlos Magalhães

República dos Mentecaptos

Foto: Reprodução

Por: Mário Kertész no dia 08 de fevereiro de 2021 às 12:10

Livro do jornalista e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios Fernando Vita, "República Dos Mentecaptos" conta a história do prefeito de Todavia, uma cidade imaginária localizada no Recôncavo Baiano, que tem como ídolo Antônio Carlos Magalhães. Tudo ali parece absurdo e ao mesmo tempo real, com personagens e episódios fictícios e outros verdadeiros.

Batizada de "República Dos Mentecaptos - Uma Hilariante História De Mandriões, Cortesãs, Espertalhões E Certos Valdevinos De Modo Geral", a obra, da Geração Editorial, traz uma ficção que envolve quatro personagens de sua poética: Todavia (cidade fictícia que já está em outros romances do autor), o prefeito de Todavia (que gostaria de fazer o que o ex-governador ACM fazia), o próprio Vita que serve como porta-voz dessa República Bahiense, e ACM.

O prefeito megalomaníaco e admirador de Antônio Carlos Magalhães, autodenominado AMB, quer transformar o estado em República da Bahia e fazer do seu minguado município o Estado de Todavia. Ele criaria até uma moeda especial, o aceeme –um acarajé recheado custaria 5 aceemes, e um coco gelado valeria 1 aceeme e 20 aceeminhos.

O livro está disponível para compra nas livrarias físicas e online como Livraria Cultura e Amazon.com.

Indicações relacionadas

Alma de Cowboy

Indicações da Metrópole

Alma de Cowboy

1mês atrás • por Mário Kertész
Shtisel

Indicações da Metrópole

Shtisel

1mês atrás • por Mário Kertész
República dos Mentecaptos - Metro 1