Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Indicações da Metropole

/

A Regra é Não Ter Regras - A Netflix e a cultura da reinvenção

A Regra é Não Ter Regras - A Netflix e a cultura da reinvenção

Para ser lido entre um episódio e outro de 'EUA: A Luta pela Liberdade'.

A Regra é Não Ter Regras - A Netflix e a cultura da reinvenção

Foto: Divulgação/Netflix

Por: Pedro Oliveira no dia 01 de março de 2021 às 14:24

A Netflix começou duas vezes: na primeira, teve um prejuízo de 57 milhões de dólares. Na segunda, demitiu um terço dos funcionários. Os dois acontecimentos são decisivos na formação da empresa que surgiu como uma locadora, inovou ao lançar conteúdo exclusivo de estúdios de cinema, desenvolveu a própria produtora e foi a principal vencedora da 78ª edição do Globo de Ouro, que aconteceu neste domingo (28) e rendeu 12 prêmios à companhia - a consagração teve início na edição do Oscar de 2019, quando Roma levou o bonequinho de melhor filme.

Essa história é contada no novo lançamento da Editora Intrínseca: 'A Regra É Não Ter Regras - A Netflix e a cultura da reinvenção'. Um trunfo do livro, escrito numa parceria do CEO da empresa, Reed Hastings, com a jornalista Erin Meyer, é o relato de como os desafios encontrados na tentativa de viabilizar a locadora forjaram a mentalidade da produtora. 

O prejuízo do primeiro começo foi uma pedra no caminho, fruto de uma época em que as locadoras tradicionais ditavam o funcionamento do mercado. Mas as demissões, uma resposta à crise de 2001, acertaram em uma fórmula imprevista: contar com menos funcionários em um regime que ameaça profissionais que não alcançam a excelência e fomentar um circuito intensivo de conversas entre aqueles que revelaram talento suficiente para continuar no emprego acelerou o crescimento da plataforma.

Como resultado, a plataforma inseriu seu nome na cultura popular - "Um Netflix lá em casa" - e viu seu nome no topo da lista de "Empresa dos Sonhos" - aquela em que profissionais de diversas áreas nomeiam a companhia em que gostariam de trabalhar. Em 2020, a Netflix superou Google e Amazon neste ranking. 'A Regra É Não Ter Regras' é a história dessa ultrapassagem.

 

Amazon.com.br eBooks Kindle: A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a  Cultura da Reinvenção, Hastings, Reed, Meyer, Erin