Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Cidade Invisível

Figuras do folclore se misturam a investigação policial em série brasileira da Netflix; Segunda temporada já foi confirmada

Cidade Invisível

Foto: Divulgação/Netflix

Por: Gabriel Amorim no dia 04 de março de 2021 às 08:00

Iara, Cuca, Curupira e Saci. As figuras do folclore brasileiro não são mais exclusividade das histórias infantis e agora são celebridades internacionais. É que elas são peças chave de Cidade Invisível a nova série nacional e original da Netflix. A história é do premiado diretor Carlos Saldanha, conhecido pelas animações Rio e Era do Gelo, mas não se enganem, não tem nada de infantil.

Na trama, acompanhamos Eric, um agente da polícia ambiental carioca, que perde a esposa em um incêndio misterioso e resolve investigar. Durante a investigação ele se depara com  as figuras folclóricas, que saíram dos livros e agora vivem nas ruas do Rio de Janeiro.

A mistura do folclore com uma investigação policial é justamente o que faz de Cidade Invisível uma ótima escolha para aquela maratona do final de semana. Com apenas sete episódios de mais ou menos 40 minutos não dá pra parar até terminar. À medida que a história avança, aquela sensação de não estar entendendo nada vai dando lugar a vontade de confirmar as teorias que surgem na nossa cabeça. A brincadeira de identificar as figuras do folclore em meio à cidade grande é outro acerto. Com menos de um mês da estreia, Cidade Invisível fez barulho e ocupa as primeiras posições do serviço de streaming, não só no Brasil, mas também na França e nos Estados Unidos. 

Transformar as entidades indígenas em personagens, no entanto, gerou polêmica na internet. A série chegou a ser  acusada de apropriação cultural e falta de representatividade. Depois de assistir a tudo, a sensação que fica é que  misturar folclore e cidade grande é também uma maneira de discutir sobre o quanto é importante preservar o ancestral diante do progresso. Só posso dizer que a maratona do final de semana valeu a pena. Sobre o final eu te digo, Você vai querer logo encontrar de novo os seres da floresta. E não deve demorar, a segunda temporada da série já foi confirmada pela Netflix.