Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Indicações da Metropole

/

Felicidade por um fio

Felicidade por um fio

Sob a direção de Haifaa Al-Mansour, “Felicidade por um fio” permite ao telespectador sentir emoções de uma vida tão próxima, para uns, mas para muitos, tão distante

Felicidade por um fio

Foto: Divulgação/Netflix

Por: Cristiele França no dia 08 de março de 2021 às 14:00

Hoje trago para vocês a dica de um filme de 2018, que está disponível na Netflix e que diz muito sobre muitas mulheres como eu, que cresceram lutando para achar o cabelo perfeito ou ainda aquelas que passam ou já passaram pelo processo de transição capilar.

O filme é um clichê, uma comédia romântica água com açúcar, mas que traz uma reflexão incrível sobre esse processo. Para muitos que não vivem esse dilema, não há como imaginar a dificuldade que é alcançar o sucesso profissional e amoroso por simplesmente ter o cabelo crespo. Mas Violet Jones (Sanaa Lathan) e boa parte das pessoas negras entendem bem essa estranha e dolorosa realidade. O filme traz cenas sobre a infância da personagem central, passando desde a o alisamento com pente de ferro na beira do fogão - que eu já fiz muito na infância, até os padrões impostos socialmente e que determinam que uma mulher deve se comportar dessa ou daquela maneira, deixando claro como isso pode deixar marcas difíceis de apagar. 

Violet é uma mulher reconhecida profissionalmente, independente e além de tudo, linda. Mas, o ponto inicial da sua trajetória é o dia do aniversário dela, quando recebe do namorado bonitão - e também bem sucedido - um cachorrinho e não o tão esperado pedido de casamento - e ainda dele que não teve a proposta por ser perfeita demais e não saber relaxar. Aí, Violet fica revoltada: termina a relação, literalmente se descabela e sua vida aparentemente perfeita passa a gerar um grande questionamento. 

Sob a direção de Haifaa Al-Mansour, “Felicidade por um fio” permite ao telespectador sentir emoções de uma vida tão próxima, para uns, mas para muitos, tão distante, estabelecendo relações com personagens cujas dores e alegrias, se não fosse pelo cinema, jamais conheceríamos. 

E se você nunca se perguntou se os fios dos seus cabelos poderiam ser o motivo das escolhas que fez na vida, seja o lugar que trabalhou, a família com quem decidiu viver e a até a relação que teve com os amigos, se prepare: “Felicidade por um fio” é uma boa indicação de filme para você.

Confira o trailer: