Terça-feira, 30 de novembro de 2021

Bahia

Lacen-BA detecta seis linhagens diferentes de coronavírus

Nenhuma delas refere-se aos tipos encontrados em Manaus, África do Sul ou Reino Unido, que são cepas mais contagiosas

Lacen-BA detecta seis linhagens diferentes de coronavírus

Foto: Divulgação/Lacen-BA

Por: Geovana Oliveira no dia 04 de fevereiro de 2021 às 17:22

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN/BA), que é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, identificou a circulação de seis linhagens diferentes de coronavírus, após realizar o sequenciamento de 48 genomas do SARS-CoV-2. 

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nenhuma delas refere-se aos tipos encontrados em Manaus, África do Sul ou Reino Unido, que são cepas mais contagiosas. "As análises contemplam amostras dos cinco últimos meses e demonstram que a vigilância estadual está ativa, possibilitando avaliar a dispersão do vírus no estado e investigar novas linhagens. Os seis diferentes tipos de coronavírus encontrados são subtipos do SARS-CoV-2 e não detectamos um risco aumentado para estas linhagens”, afirma.

Nos últimos anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 20 milhões no laboratório. A se torna agora referência nacional para fazer o sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte).
 

Lacen-BA detecta seis linhagens diferentes de coronavírus - Metro 1