Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

'Quantas mortes ainda serão necessárias para haver alguma sensibilização da Anvisa?', questiona Rui Costa

Bahia

'Quantas mortes ainda serão necessárias para haver alguma sensibilização da Anvisa?', questiona Rui Costa

Governador da Bahia voltou a criticar a falta de aprovação de vacinas já autorizadas, distribuídas e aplicadas em outros países como nos da Europa e nos EUA

'Quantas mortes ainda serão necessárias para haver alguma sensibilização da Anvisa?', questiona Rui Costa

Foto: Camila Souza/GOVBA

Por: Adele Robichez no dia 22 de fevereiro de 2021 às 12:00

O governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a criticar hoje (22) a falta de aprovação de vacinas já autorizadas, distribuídas e aplicadas em outros países como nos da Europa e nos Estados Unidos (EUA) por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com ele, isso revela uma "insensibilidade à vida humana" da entidade e do governo federal.

"Quantas mortes ainda serão necessárias para haver alguma sensibilização da Anvisa?", questionou o gestor. Segundo ele, não há motivos concretos para não haver a aprovação de alguns imunizantes ainda no Brasil. "Eu não consigo entender o porquê desse comportamento da Anvisa. Por que que a Anvisa, com má vontade, com burocracias, com falta de sensibilidade à vida humana, não aprova as vacinas?", perguntou. Ele reforçou que vacinas como a da Pfizer e a da Moderna, sem autorização para uso no país ainda, já têm aprovação na Europa e nos Estados Unidos, onde estão sendo aplicadas largamente.

O administrador estadual acredita que as aprovações são necessárias para ampliar a vacinação contra o coronavírus no país. "Nós precisamos ter mais opções, um leque maior de vacinas, mas a Anvisa e o governo federal seguem demonstrando total insensibilidade à vida humana, total insensibilidade com a tragédia que alcança não só a Bahia", disse. "A catástrofe se alastra pelo Brasil e a Anvisa e o governo federal ficam insensíveis e não tomam providências para que tenhamos lotes maiores de vacinas", exprimiu.

Para tentar adiantar a vacinação da população baiana, o governo está buscando alternativas judiciais. No final de janeiro, já foi aberta uma solicitação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a compra da Sputnik V. "Nós estamos buscando contato com os laboratórios para que os estados possam adquirir e tentar, junto ao STF, uma autorização especial para a aplicação destas vacinas", afirmou. "O Brasil não pode ficar refém da Anvisa e não pode assistir paralisado a mortes de pessoas de forma desnecessária", concluiu.

Rui também criticou o cronograma de imunização construído pelo governo federal, que inclui vacinas sem contrato firmado e sem aprovação da Anvisa. "Infelizmente, as vacinas chegam a conta-gotas. O ministro [da Saúde] apresentou um planejamento, mas este planejamento está com a previsão de lotes de algumas vacinas que os laboratórios não garantem a quantidade e o prazo. Outras, sequer o Brasil tem contrato: no cronograma, tem a vacina indiana, tem a vacina russa, Sputnik V, que o ministério sequer tem contrato e a Anvisa sequer aprovou", declarou.

A vacinação na capital baiana está suspensa desde o dia 16 de fevereiro porque o lote disponibilizado pelo Ministério da Saúde chegou ao fim. Apenas a segunda dose continua sendo aplicada na imunização cidade.