Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Campanha pede que Museu da Ciência e Tecnologia ganhe o nome de Roberto Santos

Bahia

Campanha pede que Museu da Ciência e Tecnologia ganhe o nome de Roberto Santos

Ela será lançada no dia 26, às 11h, no site do MCT; professor foi o criador do museu há 42 anos

Campanha pede que Museu da Ciência e Tecnologia ganhe o nome de Roberto Santos

Foto: Reprodução

Por: Adele Robichez no dia 24 de fevereiro de 2021 às 11:30

O Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia (MCT), localizado na Avenida Jorge Amado, no bairro do Imbuí, lançará na próxima sexta-feira (26) uma campanha para que o nome do professor Roberto Santos seja incluído no nome do estabelecimento. Ela acontecerá de forma virtual e poderá ser acessada pelo site do museu às 11h.

Roberto Santos foi médico, cientista, professor, secretário de Saúde, reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), governador, ministro da Saúde, deputado federal. Ele morreu no dia 9 de fevereiro, aos 94 anos, deixando para trás seis filhos e um legado interminável na história.

A Academia de Ciências da Bahia (ACB), que promove a ação, o escolheu para a homenagem porque há 42 anos o professor foi o criador do museu, o primeiro interativo do gênero da América Latina. "A Bahia merece a reativação e modernização do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia. O professor Roberto Santos merece a incorporação do seu nome a uma das suas mais importantes criações e legado deixado aos baianos, quando foi governador do Estado da Bahia", afirmou o presidente da Academia, Jailson Andrade

A mobilização conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC), também originada por Roberto Santos; a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-Ba); o Instituto Gonçalo Muniz, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Bahia; a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).