METROPOLE

Quarta-feira, 19 de maio de 2021

Bahia

‘Estamos em um momento de aprendizado’, diz secretário de educação da Bahia sobre retorno às aulas

Retorno das atividades escolares é pensado de forma escalonada com três etapas

‘Estamos em um momento de aprendizado’, diz secretário de educação da Bahia sobre retorno às aulas

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 09 de abril de 2021 às 21:00

O secretário de educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi entrevistado hoje (9) do Jornal da Cidade para falar sobre a situação da educação e a volta às aulas no estado. Segundo o titular da pasta, o retorno foi planejado de forma gradual e está dividido em três fases. No momento, a Bahia está na primeira fase, ainda sem previsão de avanço. 

“Nós planejamos três etapas A primeira etapa é esta que nós estamos agora. Iniciamos no dia quinze de março e nela nós estamos trabalhando de forma remota. Então, essa é essa primeira etapa. A segunda etapa, nós estamos aguardando os números melhorarem, pra ver se a gente consegue iniciar uma etapa híbrida, que é a mista, três dias na escola, três dias em casa. E uma definitiva, que é a terceira fase definitiva, que é a presencial. Nós não temos neste momento, datas para a segunda fase, nem para terceira. Estamos tocando. Normalmente não é a educação que define isso, quem define, quem toma essa decisão são os órgãos, as autoridades da saúde”, explicou Rodrigues. 

O secretário ainda chamou atenção para o que significa o ensino remoto. “Remoto não quer dizer virtual. o remoto que nós estamos tratando aqui é sim a distância, por isso a palavra remota, mas compreende duas fórmulas, a primeira é sim o uso de internet de computadores, de celulares, de tablets, quem tem. Quem não tem, as escolas estão distribuindo o mesmo material impresso, livro didático, para as  atividades serem feitas em casa”, explica.

Para o secretário, o momento é desafiador. Estamos num momento de aprendizagem. Nós nunca fizemos um um ano letivo ou um pedaço, ou iniciamos totalmente remoto. Nunca fizemos isso. Nós, professores, nunca tivemos a oportunidade de aprender na universidade a fazer, porque a formação inicial do professor não contemplou esse tipo de atividade, de você entender uma plataforma de aula virtual, de você compreender como é que acompanha um estudante, que vem, pega o material na escola e leva pra casa, sete dias, oito dias volta. Como é que a gente administra uma avaliação num modelo remoto? Enfim, a presença. Estamos todos muito aprendendo nesse momento”, relatou.
 

TV METRO

Entrevistas

Zé Cocá

Em 18 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
‘Estamos em um momento de aprendizado’, diz secretário de educação da Bahia sobre retorno às aulas - Metro 1