Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

‘Estamos em um momento de aprendizado’, diz secretário de educação da Bahia sobre retorno às aulas

Bahia

‘Estamos em um momento de aprendizado’, diz secretário de educação da Bahia sobre retorno às aulas

Retorno das atividades escolares é pensado de forma escalonada com três etapas

‘Estamos em um momento de aprendizado’, diz secretário de educação da Bahia sobre retorno às aulas

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 09 de abril de 2021 às 21:00

O secretário de educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi entrevistado hoje (9) do Jornal da Cidade para falar sobre a situação da educação e a volta às aulas no estado. Segundo o titular da pasta, o retorno foi planejado de forma gradual e está dividido em três fases. No momento, a Bahia está na primeira fase, ainda sem previsão de avanço. 

“Nós planejamos três etapas A primeira etapa é esta que nós estamos agora. Iniciamos no dia quinze de março e nela nós estamos trabalhando de forma remota. Então, essa é essa primeira etapa. A segunda etapa, nós estamos aguardando os números melhorarem, pra ver se a gente consegue iniciar uma etapa híbrida, que é a mista, três dias na escola, três dias em casa. E uma definitiva, que é a terceira fase definitiva, que é a presencial. Nós não temos neste momento, datas para a segunda fase, nem para terceira. Estamos tocando. Normalmente não é a educação que define isso, quem define, quem toma essa decisão são os órgãos, as autoridades da saúde”, explicou Rodrigues. 

O secretário ainda chamou atenção para o que significa o ensino remoto. “Remoto não quer dizer virtual. o remoto que nós estamos tratando aqui é sim a distância, por isso a palavra remota, mas compreende duas fórmulas, a primeira é sim o uso de internet de computadores, de celulares, de tablets, quem tem. Quem não tem, as escolas estão distribuindo o mesmo material impresso, livro didático, para as  atividades serem feitas em casa”, explica.

Para o secretário, o momento é desafiador. Estamos num momento de aprendizagem. Nós nunca fizemos um um ano letivo ou um pedaço, ou iniciamos totalmente remoto. Nunca fizemos isso. Nós, professores, nunca tivemos a oportunidade de aprender na universidade a fazer, porque a formação inicial do professor não contemplou esse tipo de atividade, de você entender uma plataforma de aula virtual, de você compreender como é que acompanha um estudante, que vem, pega o material na escola e leva pra casa, sete dias, oito dias volta. Como é que a gente administra uma avaliação num modelo remoto? Enfim, a presença. Estamos todos muito aprendendo nesse momento”, relatou.