Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

'Animal silvestre não é pet', diz superintendente do Ibama

Bahia

'Animal silvestre não é pet', diz superintendente do Ibama

Alberto Santana explicou que animais silvestres não podem ser criados em cativeiro

'Animal silvestre não é pet', diz superintendente do Ibama

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Geovana Oliveira no dia 22 de abril de 2021 às 16:30

Uma ouvinte perguntou ao Metrópole Serviço quais medidas legais precisava tomar para viajar com o próprio papagaio para o interior da Bahia. Para respondê-la, e esclarecer também diversas dúvidas sobre animais silvestres, o entrevistado desta quinta-feira (22) foi o Superintendente substituto do Ibama, Alberto Santana. 

Ele esclareceu, em primeiro lugar, que "animal silvestre não é pet". "Animal silvestre é propriedade do estado. Ele é um ser que tem direito à vida, à liberdade e à reprodução. Para manter animal silvestre em cativeiro, é necessário que tenha adquirido ele de um criadouro comercial regularizado e não que tenha sido extraído da natureza", pontua. Segundo ele, por mais que possam fazer as vezes de pet, e oferecer a mesma companhia de animais domésticos, os animais silvestres não podem ser criados em cativeiro. 

Mas supondo que o papagaio da ouvinte está legalizado, Santana explica que para ela transportá-lo de um ponto a outro, é necessário somente que o animal tenha uma guia de transporte de animais silvestres — fornecido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na Bahia. Ela deve ter a documentação do animal.