Sexta-feira, 18 de junho de 2021

Bahia

Governador diz que obras da Ponte Salvador-Itaparica devem iniciar em novembro

Rui Costa deu a declaração sobre possível início dos trabalhos durante conversa com internautas nesta terça-feira (11)

Governador diz que obras da Ponte Salvador-Itaparica devem iniciar em novembro

Foto: Divulgação/Secom Bahia

Por: Augusto Romeo no dia 12 de maio de 2021 às 10:10

O governador da Bahia, Rui Costa, disse que o início das obras de construção da ponte Salvador-Itaparica está programado para novembro. A declaração foi dada nesta terça-feira (11) pelo petista, durante o Papo Correria, conversa semanal no YouTube do governador com internautas.

“Fizemos o primeiro depósito. A obra está programada para novembro, com boa parte do povo baiano vacinada. Infelizmente na conclusão, não serei governador”, afirmou. Este primeiro depósito, de R$ 250 milhões, foi realizado em abril pelo governo do estado ao Fundo Garantidor para construção do empreendimento.

A construção ficará a cargo do consórcio vencedor da licitação realizada em 2020, formado pelas empresas China Communications Construction Company, CCCC South America Regional Company e China Railway 20 Bureau Group Corporation. As obras devem durar quatro anos.

A previsão é que a construção gere aproximadamente oito mil empregos. Espera-se que o novo equipamento beneficie diretamente 4,4 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Salvador, além de mais de 5,4 milhões de baianos em outros 100 municípios do Recôncavo e do Baixo Sul da Bahia, de maneira indireta.

A previsão, de acordo com estudo realizado com base em metodologia do Banco Mundial, é de que, quando o equipamento estiver em operação plena, haja retorno 3,6 vezes maior que os recursos públicos investidos. Trata-se, de acordo Rui Costa, de um equipamento destinado a “trazer forte impulso à economia de todo o Estado, encurtando distâncias e criando um novo eixo de desenvolvimento a partir de Salvador em direção ao Oeste, o que vai gerar mais renda e mais empregos para os baianos durante e após a etapa de obras”.

Governador diz que obras da Ponte Salvador-Itaparica devem iniciar em novembro - Metro 1