Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Prefeitura de Cairu ameaça pedir intervenção da Coelba após apagão em ilhas

Bahia

Prefeitura de Cairu ameaça pedir intervenção da Coelba após apagão em ilhas

Medidas serão tomadas depois que região de Morro de São Paulo e Boipeba passar mais de 50 horas sem energia

Prefeitura de Cairu ameaça pedir intervenção da Coelba após apagão em ilhas

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 27 de julho de 2021 às 11:41

Depois que a região de Morro de São Paulo e Boipeba passou por mais de 50 horas de apagão entre os últimos dias 19 e 21, a prefeitura de Cairu, município responsável pelas ilhas anunciou que  tomará medidas para que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) seja responsabilizada pelos prejuízos causados pela falta de energia. Durante o período sem luz, turistas chegaram a deixar pousadas da região sem pagar diárias. A prefeitura afirma que não descarta nem mesmo um pedido de intervenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Em nota enviada ao Metro1, a gestão municipal de Caíru afirmou que vai solicitar uma reunião com a Coelba “no intuito de exigir algumas medidas, como: agilizar o ressarcimento dos prejuízos causados à população; dar celeridade para que sejam feitas melhorias com a manutenção e ampliação na linha de transmissão da rede, entre outras”, diz o texto. Ainda segundo a prefeitura, caso o diálogo com a Coelba não dê certo, não está descartada “a possibilidade de recorrer à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) visando uma intervenção na empresa distribuidora de energia da Bahia”. 

Durante o apagão, a Coelba informou que o trabalho era feito em regime de força-tarefa e que o local onde reparos eram necessários era de dificil acesso, o que teria retardado o retorno do serviço. Já comerciantes apontam erro da empresa em não alertá-los quanto a gravidade do problema. Uma representação foi feita no Ministério Público da Bahia (MP-BA) pela Câmara de Vereadores de Cairu - município onde estão Boipeba e Morro de São Paulo.