Segunda-feira, 13 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Indígenas relatam sofrer agressão durante ação da PF em Porto Seguro

Bahia

Indígenas relatam sofrer agressão durante ação da PF em Porto Seguro

Ação de desapropriação é considerada ilegal, segundo associação que representa comunidade pataxó

Indígenas relatam sofrer agressão durante ação da PF em Porto Seguro

Foto: Reprodução/Twitter

Por: Metro1 no dia 31 de agosto de 2021 às 11:54

Indígenas da tribo pataxó em Porto Seguro, no sul do estado, relatam terem sido alvos de truculência durante uma ação de desapropriação realizada pela Polícia Federal e pela Polícia Militar da Bahia.

A operação teve início na manhã desta terça-feira (31), com a demolição de casas e barracas de praia. As estruturas foram colocadas abaixo por tratores.

Segundo a associação que representa as comunidades, caciques e organizações locais não foram notificados sobre a ação.

De acordo com vídeos publicados em redes sociais, os agentes da PF e da PM agem de forma truculenta diante da tentativa de resistência de alguns moradores. 

Há relatos de que um jovem indígena acabou preso ao protestar contra as demolições. Um cacique da aldeia Novos Guerreiros, por sua vez, teria sido agredido fisicamente por militares.