Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Obedecendo CIB, Vitória da Conquista inicia vacinação de adolescentes sem comorbidades nesta segunda

Ministério da Saúde havia recomendado suspender imunização de faixa etária, mas Anvisa não viu razão para mudar aprovação de vacina; CIB orientou retorno imediato de ação

Obedecendo CIB, Vitória da Conquista inicia vacinação de adolescentes sem comorbidades nesta segunda

Foto: Betto Jr./Secom

Por: Metro1 no dia 19 de setembro de 2021 às 16:08

A prefeitura de Vitória da Conquista anunciou que iniciará a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (20), todas as pessoas com 17 anos ou mais já poderão ser imunizadas com a primeira dose. Os postos ficarão abertos das 9h às 16h. A iniciativa ocorre após a suspensão de uma orientação do Ministério da Saúde.

A orientação do Ministério da Saúde pediu a interrupção da vacinação de adolescentes sem comorbidades na última quarta-feira (16). A pasta justificou cautela após a morte de um adolescente que tomou a vacina da Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária. Na útlima sexta (17), porém, a A Anvisa emitiu um comunicado em que diz não ver razão para mudar as condições aprovadas pelo órgão para a vacina. Após a manutenção da orientação, a Comissão de Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) recomendou que as 417 cidades baianas retomem imediatamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19.

Além do novo público, os adolescentes entre 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente, além de gestantes, mães de recém nascidos e lactantes também seguem incluídos na estratégia. Os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsável no momento da vacinação.

As doses de reforço para idosos e imunossuprimidos e as segundas doses da Pfizer e Coronavac também continuarão sendo aplicadas. As segundas doses podem ser recebidas por quem tem o retorno marcado para o dia 21 de setembro ou datas anteriores.

Confira os locais para cada público: