Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Sem área para atendimento médico, indígenas ocupam secretaria de agricultura em Pau Brasil

 Os manifestantes pedem um espaço para atender a saúde dos indígenas, desde que o antigo foi inundado pelas fortes chuvas que castigaram a Bahia, no fim do ano passado

Sem área para atendimento médico, indígenas ocupam secretaria de agricultura em Pau Brasil

Foto: Reprodução

Por: André Uzêda no dia 11 de janeiro de 2022 às 15:46

Um grupo de cerca de 70 índigenas ocupa desde a noite da última segunda-feira (10) a sede da Secretaria de Agicultura do município de Pau Brasil, no sul do estado. Os manifestantes pedem um espaço para atender a saúde dos indígenas, desde que o antigo foi inundado pelas fortes chuvas que castigaram a Bahia, no fim do ano passado. 

"Nosso protesto é também contra a prefeita Babi de Padro (PSD), que se recusou a ceder um espaço para reativar os cuidados com nosso povo. Estamos completamente desassistidos, com risco de contaminação por virose, além de termos perdido muito com as enchentes. E nem assim a prefeita resolveu nos atender", diz Flávio Trajano, cacique dos Pataxós s hã-hã-hãe.

O antigo polo que foi inundado é responsável por atender cerca de 4 mil indígenas, entre três cidades: Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacã. Procurada, a prefeitura do município de Pau Brasil não foi encontrada para falar sobre a recusa em receber o grupo.