Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Conder identifica 977 imóveis destruídos por chuvas em 13 municípios da Bahia

Bahia

Conder identifica 977 imóveis destruídos por chuvas em 13 municípios da Bahia

Causas mais frequentes dos estragos estão relacionadas com enchentes, falta de infraestrutura e construções próximas a encostas

Conder identifica 977 imóveis destruídos por chuvas em 13 municípios da Bahia

Foto: Ascom/ Conder

Por: Metro1 no dia 14 de janeiro de 2022 às 14:59

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) concluiu, nesta sexta-feira (14), o trabalho de identificação e dimensionamento dos estragos provocados pelas fortes chuvas em 94 localidades pertencentes a 13 municípios do sul e extremo sul do estado. De acordo com o levantamento desta primeira etapa, 977 imóveis foram destruídos e condenados. O mapeamento foi iniciado no dia 15 de dezembro de 2021.

As causas mais frequentes dos estragos em residências, pontos comerciais e prédios institucionais estão relacionadas com as enchentes; problemas de falta de infraestrutura, como rede de drenagem e esgoto; além de construções próximas a encostas. A pesquisa se refere ao mapeamento das seguintes cidades: Medeiros Neto, Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Vereda, Andaraí, Ruy Barbosa, Teolândia e Mutuípe, Itamari, Gandu, Wenceslau Guimarães e Ituberá. 

Nos municípios de Jucuruçu, Itamarajú, Medeiros Neto e Vereda, os 151 imóveis que foram destruídos ou condenados estão localizados à margem dos rios. Já em Prado e Ruy Barbosa as equipes técnicas da Conder identificaram 46 edificações que sofreram danos relacionados com problema de drenagem e na rede de esgoto. Em Andaraí, os 122 imóveis atingidos pelas águas, possuem fissuras provocadas também pelo deslizamento de barranco.

As atividades da segunda etapa da operação serão realizadas até o dia 15 de janeiro, em mais outras 10 cidades afetadas, informou a Conder. A ação faz parte da Operação SOS Chuva.