Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

MP vai apurar denúncia de retirada de pessoas em situação de rua no Pela Porco

Bahia

MP vai apurar denúncia de retirada de pessoas em situação de rua no Pela Porco

Em vídeo enviado ao Metro1, um servidor da prefeitura pergunta para as pessoas em situação de rua do local se são maltratadas pelos agentes

MP vai apurar denúncia de retirada de pessoas em situação de rua no Pela Porco

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Montagem

Por: Geovana Oliveira no dia 14 de janeiro de 2022 às 16:21

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou nesta sexta-feira (14) que já instaurou procedimento administrativo para apurar o processo de limpeza realizado nesta quinta-feira (13) na região do Pela Porco, pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

O Movimento Nacional da População de Rua, sessão Bahia, denunciou na manhã de quinta uma ação da prefeitura da capital baiana na Avenida Sete Portas. Em vídeo recebido pelo Metro1, é possível ver um caminhão da Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador) e uma van da prefeitura removendo os pertences das pessoas em situação de rua. 

Em resposta à matéria, a prefeitura disse que fazia o acolhimento de moradores em situação de rua no Pela Porco. "A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) percorre diariamente os territórios da cidade, oferecendo acolhimento para a população em situação de rua e os mais diversos serviços para a população em vulnerabilidade social". 

Ainda segundo nota, o caminhão, cedido pela Limpurb, deu suporte à ação realizada, transportando os resíduos sólidos e retirando materiais das ruas, após autorização dos assistidos.

Em outro vídeo enviado ao Metro1, um servidor da prefeitura pergunta para as pessoas em situação de rua do local se são maltratadas pelos agentes. "A gente maltrata vocês aqui?", pergunta a diferentes pessoas, recebendo sempre respostas negativas. "Vocês pegam pedindo", diz um dos assistidos, confirmando a autorização.

Apesar disso, o servidor deixa claro que a operação feita era de limpeza. "É por isso que é feita a limpeza e a organização em parceria com a Limpurb, porque eles têm consciência do excesso de coisas desnecessárias a estar no local, sendo assim, fazemos um trabalho em conjunto com eles, onde eles mesmo nos concedem aquilo que não querem".  

"Essa é a realidade, a Secretaria de Promoção Social em parceria com a Limpurb, através da prefeitura de Salvador, fazendo um trabalho para manter Salvador limpa e um melhor para todos", finaliza.