Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Bahia

Incêndio atinge vegetação no Morro do Pai Inácio e é controlado por brigadistas voluntários

Moradores suspeitam que fogueira de turistas provocou as chamas

Incêndio atinge vegetação no Morro do Pai Inácio e é controlado por brigadistas voluntários

Foto: Reprodução/Leitor Metro1

Por: Metro1 no dia 22 de abril de 2022 às 16:18

Os brigadistas voluntários da Chapada Diamantina, na Bahia, apagaram nesta sexta-feira (22) mais um foco de incêndio, nas proximidades do Morro do Pai Inácio. As chamas se alastravam rapidamente, mas foram controladas em cerca de três horas. 

Segundo a moradora da região, Gislene Moreira, 40 anos, o fogo provavelmente decorreu de alguma fogueira usada em acampamento. "Época de feriado sempre tem muito turista por ali. Alguém viu [o fogo se espalhando], e veio aqui na minha propriedade me avisar", conta. 

O incêndio se alastrava para o Vale do Cercado, onde Gislene mora, mas foi controlado. Segundo ela, os casos são recorrentes, às vezes por ação de turistas, caçadores, entre outros fatores. 

A Brigada Voluntária é composta pelos próprios moradores locais. Procurado, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), responsável pelas ocorrências, afirmou que os bombeiros militares do 2°SGBM/Lençóis atuaram no princípio de incêndio com ajuda dos brigadistas, em Palmeiras. Neste sábado (23) as equipes vão iniciar o monitoramento da area.