Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Procura por exame da Covid-19 aumenta em 64% em Feira de Santana

Bahia

Procura por exame da Covid-19 aumenta em 64% em Feira de Santana

Neste ano foram feitos 43.878 exames na cidade

Procura por exame da Covid-19 aumenta em 64% em Feira de Santana

Foto: Divulgação/PFS

Por: Metro1 no dia 30 de junho de 2022 às 15:54

A procura pela realização do exame para o diagnóstico da Covid-19 aumentou 64% em Feira de Santana, município a cerca de 100 km de Salvador. De acordo com dados da prefeitura da cidade, em junho foram realizadas 2.860 coletas, enquanto em maio, 1.741. Neste ano foram feitos 43.878 exames em Feira.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, atribuiu esse aumento ao relaxamento da população com os cuidados de prevenção contra a doença e a chegada do inverno, que facilita na proliferação do vírus e de casos de síndromes respiratórias.

A prefeitura do município recomendou que as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou da Covid-19 se dirijam a uma unidade de saúde, onde serão avaliadas. O exame RT-PCR pode ser feito nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas sete policlínicas municipais. O serviço é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde todos os dias, das 7h às 19h.

Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) são realizados o teste de antígeno – também colhe amostra nasal. O resultado é entregue em 15 minutos.