Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 13 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Sem energia há 48 horas, moradores de comunidade quilombola protestam na Bahia

Bahia

Sem energia há 48 horas, moradores de comunidade quilombola protestam na Bahia

Segundo relatos dos manifestantes, a localidade está há 48h sem energia elétrica

Sem energia há 48 horas, moradores de comunidade quilombola protestam na Bahia

Foto: Reprodução/Instragram/ @aquidanda

Por: Metro1 no dia 05 de junho de 2024 às 12:33

Atualizado: no dia 05 de junho de 2024 às 12:55

Moradores da Comunidade Quilombola do Dandá, em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador, fecharam um trecho da BA-093 nesta quarta-feira (5), durante um protesto. Segundo relatos dos manifestantes, a localidade está há 48h sem energia elétrica.

"Seguimos na luta pelo nosso direito básico à energia elétrica!!! Nossos alimentos estão apodrecendo sem refrigeração, não temos acesso à rede de internet, apenas pelos dados móveis, e tantos outros transtornos causados pela falta de energia elétrica", diz a publicação.

Em um vídeo nas redes sociais, é possível observar um engarrafamento na via, que se encontra interditada, enquanto manifestantes queimam pneus. De acordo com a Concessionária Bahia Norte, responsável pela administração do trecho, a via foi rapidamente liberada e a circulação de veículos foi normalizada.

Segundo a nota da Neoenergia Coelba ao Metro1, na segunda-feira (3), a distribuidora foi acionada após um dano na rede elétrica, que resultou na interrupção do serviço. Equipes foram até o local e cerca de 70% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento de energia restabelecido.

Ainda de acordo com a nota, devido à complexidade do serviço em uma área extensa e à necessidade de poda de árvores, "o  tempo de trabalho para a normalização completa do serviço foi prolongado. A previsão é que o fornecimento de energia seja restabelecido até a tarde desta quarta-feira".