
Bahia
Quase metade da população quilombola baiana vive em áreas urbanas, aponta IBGE
Nessas áreas, a taxa de analfabetismo de quilombolas é 13,7%, bem maior do que a proporção do total da população urbana do estado

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Bahia é o estado com maior população quilombola do país, segundo apontam dados divulgados nesta sexta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Quase metade desse grupo, 48% ou 190.677, vivem em áreas urbanas, onde as desigualdades frente ao total da população são maiores.
Nessas áreas, a taxa de analfabetismo de quilombolas é 13,7%, bem maior do que a proporção do total da população urbana do estado (9,0%). Essas informações foram reveladas pelos novos resultados do Censo Demográfico 2022 sobre quilombolas.
Ao todo, são 397.502 pessoas quilombolas no estado, 52% (ou 206.825) vivem em áreas rurais. Essa proporção é bem maior do que o índice da população geral do estado, que tem 23,3% residindo em áreas rurais.
Em comparação ao índice nacional, a proporção de quilombolas em área rural é bem menor: 6 em cada 10 quilombolas (61,7% ou 820.906) moravam em áreas rurais no Brasil como um todo.
O IBGE apontou também que, nas áreas rurais, a população quilombola baiana é também bem mais jovem e um pouco menos masculina do que o total de habitantes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.