
Bahia
Rui Costa anuncia demolição e nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha em até um ano
Ponte está interditada desde o início de maio. Passagem é uma importante conexão entre a zona rural de Itapebi e o centro da cidade, e o bloqueio tem causado transtornos aos moradores

Foto: Henrique Raynal/CC
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou nesta sexta-feira (23) que a ponte localizada no km 661 da BR-101, sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, no sul da Bahia, será completamente demolida. No lugar, será erguida uma nova estrutura, com prazo máximo de conclusão de um ano.
O anúncio foi feito após uma reunião em Brasília, na quinta-feira (22), entre o ministro e prefeitos das cidades impactadas pela interdição. Com 186 metros de extensão, a ponte está interditada desde o início de maio. A interrupção no tráfego tem dificultado o deslocamento entre a zona rural e o centro do município, prejudicando a rotina dos moradores da região.
Na reunião, que contou com a presença do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, foram discutidas também medidas emergenciais para reduzir os prejuízos causados. "A ponte está condenada e vai ser demolida. Eu pedi ontem a otimização do DNIT para que no máximo em 40 dias tenhamos a empresa selecionada no contrato emergencial para demolir e construir uma nova ponte", afirmou Rui Costa.
"Como essa nova ponte pode demorar até um ano para ser construída, O DNIT vai providenciar e negociar com a Neoenergia, que é dona daquela barragem que fica próximo à ponte, a instalação de um acesso com a ponte", acrescentou o ministro da Casa Civil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.