
Bahia
Vereadora propõe criação de memorial em homenagem a Maria Felipa
O espaço será dedicado à memória, resistência e contribuição histórica das mulheres negras

Foto: Gilberto Mendonça
O Projeto em tramitação na Câmara Municipal de Salvador, propõe a criação do Memorial das Mulheres Negras Maria Felipa de Oliveira. O espaço será dedicado à memória, resistência e contribuição histórica das mulheres negras, especialmente aquelas que lutaram contra injustiças e discriminação, como Maria Felipa, heroína da Independência da Bahia. A proposta é de autoria da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL).
A parlamentar destaca que a iniciativa representa um gesto de reparação histórica e valorização da ancestralidade negra. Segundo ela, o memorial também fortalecerá a educação antirracista no município, além de servir como referência para as novas gerações, reconhecendo o protagonismo das mulheres negras na construção de uma sociedade mais justa.
O projeto sugere que o memorial funcione em espaços já existentes, como escolas, centros culturais ou bibliotecas públicas, ou como uma iniciativa itinerante, com atividades como rodas de conversa, exposições, oficinas e cine-debates em comunidades quilombolas e espaços públicos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.