
Bahia
Mais de 5 toneladas de espécie de coral invasor são retiradas da Baía de Todos-os-Santos
Ação em Itaparica tenta conter avanço do Chromonephthea braziliensis, que ameaça ecossistemas marinhos

Foto: SEMA/INEMA e PRÓMAR
Uma força-tarefa ambiental removeu mais de 5,5 toneladas de uma espécie invasora de coral das águas da Baía de Todos-os-Santos, na última quarta-feira (17). A operação se concentrou em pontos críticos da costa da Ilha de Itaparica, como a Ponte da Marinha, a Marina e a região de Pandelis.
Liderada pela Prefeitura de Itaparica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), a ação teve como foco o combate ao Chromonephthea braziliensis, um octocoral que vem se espalhando pela região e impactando negativamente o ecossistema local.
Na primeira etapa da operação, realizada na Ponte da Marinha, foram retirados 2.939,42 kg da espécie. Na fase seguinte, que incluiu novamente a ponte, além da Marina e de Pandelis, foram removidos outros 2.610,15 kg, totalizando 5.549,57 kg de organismos invasores.
A presença da espécie preocupa ambientalistas por sua capacidade de competir com corais nativos e alterar o equilíbrio dos habitats marinhos da baía. Novas ações estão sendo planejadas para monitorar e controlar a propagação da espécie.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.