
Bahia
Imprudência lidera causas de acidentes com embarcações na Bahia
Campanha Travessia Segura já retirou 47 embarcações do tráfego

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um barco pesqueiro afundou após ser atingido por um catamarã em Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, na última terça-feira (22). Conforme a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), a imprudência dos condutores ao realizar manobras arriscadas, excesso de velocidade e falta de atenção são as principais causas dos acidentes.
A ocorrência em Cacha Pregos integra uma série de três acidentes registrados na Baía de Todos-os-Santos entre janeiro de 2024 e julho de 2025, segundo a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). Um inquérito foi aberto para apurar responsabilidades.A colisão envolveu um catamarã com 96 passageiros e 4 tripulantes, além de um pesqueiro com duas pessoas. Ninguém se feriu.
As fiscalizações da Marinha verificam habilitação dos condutores, estado dos equipamentos de segurança, capacidade permitida, conservação da embarcação e consumo de álcool, com uso de bafômetro. Esses critérios são essenciais para prevenir acidentes.
Durante a segunda fase da campanha Travessia Segura, entre 4 e 14 de julho, 1.775 embarcações foram vistoriadas. Destas, 200 foram notificadas, 26 apreendidas e 47 removidas. A empresa Biotur, responsável pelo catamarã, está autorizada a operar o trajeto Salvador–Morro de São Paulo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.