
Bahia
Ministério Público da Bahia lança aplicativo para ajudar gestantes no pré e pós-parto
Aplicativo "Cegonha" servirá para acompanhamento de vacinas, consultas, exames e informações essenciais

Foto: Freepik
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) lançou, na última sexta-feira (25), uma ferramenta digital que poderá ser utilizada por gestantes da rede pública e privada, durante a gestação, parto e pós-parto. O Aplicativo "Cegonha" servirá para acompanhamento de vacinas, consultas, exames e informações essenciais.
A ferramenta também traz um canal direto de comunicação com o MPBA, inclusive para denúncias de violência obstétrica, com opção de anonimato. Também oferece acesso a informações sobre direitos da gestante, com base em normas legais e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a promotora de Justiça Rocío Garcia Matos, o aplicativo também permite que o MPBA acompanhe a situação das gestantes, em um âmbito geral, e faça intervenções mais rápidas e embasadas. “O aplicativo permite a extração de dados estratificados por unidade de saúde, município e região de saúde, com foco especial em marcadores como raça/cor e faixa etária da gestante. Isso possibilita intervenções mais rápidas e embasadas”.
A proposta é fornecer autonomia e segurança às gestantes, evitando complicações e mortes decorrentes da falta de assistência adequada durante a gravidez, e tem o objetivo de reduzir a morbimortalidade materna e infantil na Bahia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.