
Bahia
PF cumpre mandados contra suspeitos de fraudes bancárias na Bahia
Fraude foi desvendada em nova fase da operação “Fake Front”

Foto: Ascom PF/Divulgação
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (7) a operação “Segunda Chamada”, em Feira de Santana (BA), para cumprir mandados contra um agente da Polícia Civil e um gerente da Caixa Econômica Federal. Ambos são investigados por participação em fraudes contra a instituição financeira e outros bancos.
Foram executados quatro mandados de busca e dois de prisão preventiva. Uma das buscas ocorreu em um condomínio no bairro Queimadinho, onde vive o policial civil. Já o gerente, não identificado, teve suas contas congeladas, conforme informado pela PF, sem divulgação dos valores bloqueados. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana.
A ação é continuidade da operação “Fake Front”, iniciada em 23 de maio de 2024, que apurou a criação de 21 contas na Caixa, em Feira e Brasília, com uso de documentos falsificados para obter empréstimos ilícitos, gerando prejuízo superior a R$ 1 milhão.
“Com a análise do material apreendido na primeira fase da operação, identificou-se uma segunda camada do grupo criminoso que dava suporte nas fraudes, com participação de um policial civil e de pessoas que atuavam cooptando gerentes de instituições bancárias para prestar auxílio ao grupo, prestando informações sigilosas e facilitando as fraudes”, explicou a PF.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.