
Bahia
Professores da rede estadual recebem formação em robótica na Bahia
Capacitação envolve 22 escolas e busca aproximar professores e alunos de ciência e tecnologia

Foto: Divulgação SEC-BA
O Encontro de Formação dos Professores de Robótica Educacional começou nesta quarta-feira (3), no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeifor) Mãe Stella, em Salvador, reunindo 44 docentes de 22 escolas. A iniciativa, que representa um investimento de mais de R$ 3 milhões, prepara educadores para utilizar kits de robótica e tecnologias digitais em sala de aula.
“Nosso objetivo vai além da entrega de equipamentos. Queremos oferecer condições para que os professores utilizem essas ferramentas de forma estratégica, tornando as aulas mais dinâmicas e inovadoras. A robótica é um recurso essencial para despertar habilidades como criatividade, raciocínio lógico e cooperação”, afirmou a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito.
Cada kit inclui conjuntos de robótica, materiais pedagógicos, plataforma digital e capacitação. Para os docentes, a formação é um marco importante para fomentar projetos pedagógicos que estimulem a aprendizagem ativa. “Essa experiência vai transformar a forma como trabalhamos em sala de aula. Agora temos ferramentas para aproximar os alunos de conteúdos tecnológicos e prepará-los para o mundo moderno”, destacou o professor Carlos Oliveira.
Segundo o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação (SEC), Ezequiel Westphal, a proposta é ampliar o uso pedagógico da robótica. “Vamos além da construção de robôs móveis e dispositivos mecatrônicos ao expandirmos as possibilidades de aprendizagem para experiências diversas, incluindo coleta e análise de dados do cotidiano”, explicou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.