
Bahia
Tribuna da Bahia celebra 56 anos de jornalismo entre resistência e inovação
Evento celebra mais de meio século de jornalismo da Tribuna da Bahia, com debate sobre mineração e compromisso com a liberdade de expressão

Foto: Acervo
O jornal Tribuna da Bahia completa 56 anos, na próxima terça-feira (21), de circulação ininterrupta em Salvador. Fundado em 1969 por Elmano Silveira Castro, o veículo surgiu num período conturbado da Ditadura Militar e desde então se consolidou como um ator importante na imprensa baiana.
Logo em suas primeiras décadas, a Tribuna enfrentou expectativas e pressões políticas. Em sua história figuram manchetes ousadas, como a exoneração do então prefeito biônico Mário Kertész a mando do governador Antônio Carlos Magalhães, ou matérias relacionadas à nova Constituinte. O jornal, contudo, manteve uma postura independente frente aos governos, algo celebrado por ex-dirigentes.
Décadas depois da fundação, o controle editorial passou para Joaci Goés, que adquiriu participação do fundador Elmano Castro e liderou o jornal por mais de 20 anos. Em entrevistas, Goés relatou que, inicialmente, a Tribuna era vista por muitos como um veículo que “se curvaria” aos governos. Ele, no entanto, manteve a linha editorial independente, ainda que tenha enfrentado embates diretos com figuras poderosas da política baiana.
Celebração
A Tribuna da Bahia celebrará a comemoração na segunda (20) a partir das 18h, no Salão Nobre da Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador. O evento terá como tema “Evolução da Mineração na Bahia – Exposibram 2025”, considerado o maior encontro de mineração da América Latina, e contará com um coquetel de confraternização, para marcar a data comemorativa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.