
Bahia
Investigado por série de incêndios criminosos na Bahia e Espírito Santo é detido
Suspeito provoca prejuízo de quase R$ 40 milhões em áreas florestais

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Um homem de 54 anos foi detido em Linhares, Norte do Espírito Santo, por suspeita de ter cometido incêndios criminosos que atingiram áreas florestais na Bahia e no Espírito Santo desde 2023. As queimadas causaram prejuízos estimados em quase R$ 40 milhões, além de provocar interdições nas BRs 101 e 418 e contaminar solo e ar.
A investigação aponta que o suspeito iniciou os incêndios em municípios capixabas como Linhares, Jaguaré e São Mateus, além de Nova Viçosa, na Bahia. Seu nome não foi divulgado pela polícia, mas ele possuía antecedentes e era monitorado por recursos tecnológicos avançados.
A prisão aconteceu durante operação conjunta das Polícias Civis da Bahia e do Espírito Santo, que cumpriu mandado de prisão preventiva e busca e apreensão expedido pela Vara de Nova Viçosa. O homem foi levado à Delegacia Regional de Linhares e será encaminhado ao presídio, à disposição da justiça baiana.
A ação contou com apoio aéreo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) e prendeu outras 27 pessoas suspeitas de crimes variados em 12 cidades do Norte capixaba, reforçando a segurança da região.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.