
Bahia
MP-BA desarticula rede nacional de tráfico de aves silvestres
Operação Fauna Protegida cumpre mandados em três estados

Foto: Divulgação/Coppa
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) iniciou nesta quarta-feira (29) a segunda etapa da Operação Fauna Protegida, voltada a desmantelar uma das maiores quadrilhas de tráfico de aves silvestres do país. Foram cumpridos 21 mandados de busca e prisão na Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As ações ocorreram em Monte Santo e Valente (BA); Magé, Guapimirim, Rio das Ostras, Cabo Frio e Casimiro de Abreu (RJ); e em Almenara e Divisópolis (MG). A investigação revelou uma estrutura criminosa organizada, com divisão de funções entre capturadores, transportadores, financiadores e receptadores.
O grupo, comandado por um homem detido em setembro, atuava na captura, transporte e venda ilegal de aves de canto. Os animais eram encomendados por espécie e quantidade, capturados em áreas rurais da Bahia e Minas e levados a receptadores no Rio de Janeiro.
A operação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-BA, com apoio das Promotorias Ambientais de Itabuna e Ilhéus, do MP de Alagoas e do Ceama, reforçando a integração nacional no combate ao tráfico de fauna.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

