
Bahia
Bahia e Ceará concentram mais de 30 mil pessoas em situação de rua, aponta levantamento
Nordeste registra aumento da população de rua; especialistas alertam para descumprimento de direitos e falta de transparência nos dados

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua), da UFMG, a população em situação de rua no Brasil chegou a 358.553 pessoas em outubro. No Nordeste, a Bahia possui 16.603 pessoas nessa condição, seguida pelo Ceará, com 13.625.
O estudo destaca que, apesar de o Sudeste concentrar a maior parte da população de rua — com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais somando cerca de 60% do total nacional —, estados nordestinos como Bahia e Ceará também apresentam números significativos.
O levantamento, que utiliza dados da plataforma CadÚnico, evidencia ainda o crescimento acelerado em outras regiões, como Roraima, onde o número de pessoas em situação de rua em Boa Vista saltou de pouco mais de 1 mil em 2018 para 9.954 atualmente.
"O descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população, majoritariamente negra e historicamente tão vulnerabilizada no nosso país", alerta o Observatório.
Os pesquisadores também chamam atenção para a falta de transparência nos dados, que deveriam ser "públicos, abertos, transparentes e acessíveis a toda a sociedade".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

