Terça-feira, 18 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bahia entrega 52 veículos recuperados no Dia D da Operação Ressonância

Bahia

Bahia entrega 52 veículos recuperados no Dia D da Operação Ressonância

Ação reforça combate a fraudes veiculares e organizações criminosas no estado

Bahia entrega 52 veículos recuperados no Dia D da Operação Ressonância

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Por: Metro1 no dia 18 de novembro de 2025 às 13:59

O Governo da Bahia realizou, nesta terça-feira (18), o Dia D da Operação Ressonância, marcando a entrega de 52 veículos recuperados, sendo 38 motocicletas e 14 carros, aos legítimos proprietários. Os bens foram roubados, furtados, clonados ou adulterados. A iniciativa integra a estratégia estadual de fortalecimento no enfrentamento às fraudes veiculares e às organizações criminosas que utilizam automóveis para a prática de diversos crimes.

Com foco no combate à receptação, roubo, furto, adulteração de sinais identificadores e uso de veículos por grupos criminosos, a operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Detran-BA, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Entre janeiro e outubro de 2025, mais de 5.453 veículos foram recuperados no estado. Desde o início das ações, a Operação Ressonância já registrou 228 veículos apreendidos, 145 veículos restituídos aos proprietários, 31 aguardando identificação e 52 aptos para entrega, repassados simbolicamente no evento desta terça-feira (18). Também foram contabilizadas 145 ocorrências de roubo, furto ou receptação, 80 casos de adulteração de sinal identificador e 21 prisões.

O resultado é reflexo da ampliação das estratégias de inteligência e fiscalização da SSP-BA. Entre os principais recursos utilizados está o scanner de diagnóstico eletrônico, que permite a leitura detalhada dos sistemas internos dos veículos. Os dados são cruzados com os bancos de informações da SSP e da Senatran, garantindo análises rápidas e precisas na identificação de clonagens e adulterações.