Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para o MK Entrevista>>

Quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Três aeroportos da Bahia vão a leilão pelo governo federal nesta quinta-feira

Bahia

Três aeroportos da Bahia vão a leilão pelo governo federal nesta quinta-feira

Lençóis, Paulo Afonso e Guanambi integram lista de 19 terminais da primeira fase do Programa AmpliAR, que prevê R$ 1,25 bilhão em investimentos privados para aeroportos do Norte e Nordeste

Três aeroportos da Bahia vão a leilão pelo governo federal nesta quinta-feira

Foto: Canva

Por: Metro1 no dia 26 de novembro de 2025 às 15:32

Três aeroportos da Bahia entram oficialmente na disputa por investimentos privados na primeira rodada do Programa AmpliAR, cujo leilão será realizado nesta quinta-feira (27), na B3, em São Paulo.

Os terminais de Lençóis (Horácio de Mattos), Paulo Afonso e Guanambi fazem parte da lista de 19 aeroportos regionais que serão concedidos à iniciativa privada. A expectativa é de atrair R$ 1,25 bilhão em melhorias, ampliando a capacidade e a infraestrutura da aviação regional no Nordeste e na Amazônia Legal.

A cerimônia contará com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O AmpliAR integra o pacote federal que busca fortalecer a aviação regional e promete modernizar até 100 aeroportos ao longo das próximas fases. Nesta etapa inicial, os 19 terminais serão ofertados em um modelo simplificado de concessão, com contratos de 30 anos e mecanismos de reequilíbrio para garantir sustentabilidade operacional.

Além dos três aeroportos baianos, o certame reúne terminais de outros estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, incluindo Parintins (AM), Barreirinhas (MA), Serra Talhada (PE), Jericoacoara (CE) e Porto Alegre do Norte (MT). A expectativa do governo é que, com as concessões, aeroportos hoje subutilizados ou com estrutura limitada passem a oferecer operações mais frequentes, maior segurança e serviços adequados ao crescimento do turismo e da economia regional.