
Bahia
Governo da Bahia lança Operação Verão com reforço de efetivo e novos equipamentos de segurança
A Operação Verão seguirá até abril de 2026

Foto: Amanda Ercília/GOVBA
O governo da Bahia lançou, nesta quarta-feira (26), a Operação Verão 2025/2026, no Jardim de Alah, em Salvador. A ação amplia o policiamento ostensivo e preventivo em áreas de maior circulação durante a alta estação e já começa com o reforço do efetivo e a entrega de mais de 160 viaturas e equipamentos às forças de segurança.
A operação integra o planejamento estadual para o período de maior fluxo turístico e prevê investimento total de R$ 46,5 milhões do Estado e do governo federal. As ações incluem ampliação da presença policial, fortalecimento da atuação preventiva e aumento da capacidade de resposta a emergências.
A iniciativa mobiliza mais de 11 mil profissionais — entre policiais militares, civis, bombeiros e equipes do Departamento de Polícia Técnica — que atuarão em regime de serviço extraordinário até abril de 2026. O reforço alcanza 111 municípios, incluindo Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna, Valença e localidades turísticas como Morro de São Paulo.
No evento, foram entregues 169 viaturas: 128 para a Polícia Militar, seis furgões que funcionarão como delegacias móveis da Polícia Civil, cinco bases móveis para o Departamento de Polícia Técnica e 30 veículos para o Corpo de Bombeiros. Também foram disponibilizados 18 drones para monitoramento aéreo e 2.407 novos equipamentos de apoio ao salvamento, incluindo materiais para operações aquáticas e conjuntos impermeáveis. Cerca de R$ 36,9 milhões foram destinados exclusivamente à compra de veículos e equipamentos. A Operação Verão seguirá até abril de 2026.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

