
Bahia
MPBA deflagra operação contra esquema de fraudes e corrupção em Madre de Deus
Mandados atingem agentes políticos e empresas suspeitas de desviar mais de R$ 4,5 milhões em contratos públicos

Foto: Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Xeque Mater, que investiga organização criminosa que envolve agentes políticos de Madre de Deus, responsável por fraudes em procedimentos licitatórios, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos. No total, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim, Salvador e Lauro de Freitas.
Entre os alvos estão agentes públicos municipais e empresas do ramo de eventos e locações, utilizadas para dar aparência de legalidade às contratações.
As investigações identificaram um esquema que simulava competitividade em credenciamentos e pregões eletrônicos, que beneficiava empresas vinculadas a agentes políticos e seus familiares, incluindo a tentativa de dissimular a condução da movimentação logística e financeira do esquema. O grupo criminoso é liderado por um dos agentes políticos alvos da operação e direcionou de forma fraudulenta mais de R$ 4,5 milhões em contratos, no período de 2021 e 2023.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil, por meio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), e da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Choque.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

