
Bahia
Justiça interdita capela histórica na Bahia por risco de desabamento
Decisão aponta danos graves e determina medidas emergenciais para evitar desabamento

Foto: Reprodução/ Google Street View
A Justiça da Bahia determinou a interdição da Capela Nossa Senhora da Piedade, em Itaparica, após ação civil pública do Ministério Público estadual que apontou risco de desabamento. A medida foi publicada na quarta-feira (17) e reforça que o templo já estava fechado ao público por segurança, segundo a prefeitura, após acionamento do Iphan para avaliação da estrutura.
Vistorias técnicas identificaram danos severos no coro e no mezanino, infiltrações, ataque de cupins e deterioração generalizada do imóvel, além da inclinação das paredes laterais. Os laudos indicam precariedade avançada na conservação da capela, que integra o patrimônio histórico e cultural do município.
Em decisão liminar, a Justiça fixou prazo de 15 dias para que a Arquidiocese e o município realizem escoramento das paredes, vedação provisória da cobertura, limpeza interna e descupinização emergencial. A ação também pede a apresentação de um projeto completo de restauração para garantir a estabilidade estrutural e a preservação arquitetônica do templo histórico.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

