
Bahia
Morre Mãe Carmen do Gantois, filha de Mãe Menininha do Gantois
Morte foi confirmada nesta sexta-feira (26)

Foto: Reprodução/Redes sociais
Morreu, aos 96 anos, Carmen Oliveira da Silva, conhecida como Mãe Carmen do Gantois. Ela estava internada havia cerca de duas semanas no Hospital Português, em Salvador, onde tratava um quadro grave de gripe. A morte foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (26). Sua partida encerra um ciclo marcado por fé, silêncio e devoção.
Mãe Carmen nasceu em 29 de dezembro de 1928 e era a filha caçula de Mãe Menininha do Gantois, uma das maiores referências religiosas do país. Iniciada ainda na infância, aos sete anos, foi consagrada a Oxalá e construiu sua vida voltada ao culto dos Orixás e à manutenção dos saberes afro-brasileiros.
Após a morte da irmã, Mãe Cleusa de Nanã, em 1998, iniciou o preparo para assumir a liderança do Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámase, o Terreiro do Gantois. Em 2002, tornou-se ialorixá, passando a conduzir rituais, orientar filhos de santo e representar a religião no espaço público.
Durante mais de duas décadas à frente do terreiro, Mãe Carmen tornou-se referência de resistência cultural e espiritual. Em 2023, recebeu a Comenda Maria Quitéria, concedida pela Câmara Municipal de Salvador. O sepultamento está previsto para acontecer no Cemitério Campo Santo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

