Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 27 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Jerônimo decreta luto de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois

Bahia

Jerônimo decreta luto de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois

Líder espiritual deixa legado histórico no Candomblé

Jerônimo decreta luto de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 27 de dezembro de 2025 às 12:00

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou luto de três dias pela morte de Mãe Carmen de Oxalá, Ialorixá do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do país, em Salvador. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26) e expressa solidariedade à comunidade religiosa.

"Sua condução do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do nosso estado, representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana”, disse o governador. Ele esteve no terreiro nesta sexta-feira para se despedir da líder religiosa.

"Liderança espiritual e guardiã de uma tradição ancestral, Mãe Carmen deixa um legado que integra a formação da identidade religiosa e cultural baiana. Sua trajetória será eternizada na fé e na história da Bahia", destacou o Executivo.

Mãe Carmen, filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, tinha 98 anos e morreu no Hospital Português, em Salvador, após complicações de uma gripe. Sua morte encerra um ciclo histórico, mas seu legado espiritual e cultural permanece vivo na memória da comunidade e da tradição do Candomblé.