
Bahia
Jerônimo decreta luto de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois
Líder espiritual deixa legado histórico no Candomblé

Foto: Reprodução
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou luto de três dias pela morte de Mãe Carmen de Oxalá, Ialorixá do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do país, em Salvador. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26) e expressa solidariedade à comunidade religiosa.
"Sua condução do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do nosso estado, representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana”, disse o governador. Ele esteve no terreiro nesta sexta-feira para se despedir da líder religiosa.
"Liderança espiritual e guardiã de uma tradição ancestral, Mãe Carmen deixa um legado que integra a formação da identidade religiosa e cultural baiana. Sua trajetória será eternizada na fé e na história da Bahia", destacou o Executivo.
Mãe Carmen, filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, tinha 98 anos e morreu no Hospital Português, em Salvador, após complicações de uma gripe. Sua morte encerra um ciclo histórico, mas seu legado espiritual e cultural permanece vivo na memória da comunidade e da tradição do Candomblé.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

