Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bahia se destaca no Enamed com quatro universidades alcançando nota máxima em medicina

Bahia

Bahia se destaca no Enamed com quatro universidades alcançando nota máxima em medicina

Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista, atinge nota máxima; confira as outras três

Bahia se destaca no Enamed com quatro universidades alcançando nota máxima em medicina

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Victor Quirino no dia 19 de janeiro de 2026 às 16:15

Atualizado: no dia 19 de janeiro de 2026 às 16:59

A Bahia conquistou destaque nacional na mais recente edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), com três universidades atingindo o conceito máximo, nota 5.

Receberam a pontuação máxima a Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus de Vitória da Conquista; a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), também em Vitória da Conquista; a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus de Paulo Afonso e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) no campus de Ilhéus. 

Outras instituições baianas também tiveram desempenho elevado, com notas 4 e 3, reforçando a presença do estado entre os polos de excelência na formação médica. Entre os cursos com conceito 4 estão a UFBA em Salvador, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a Uesb e o Centro Universitário FG (Unifg).

Já com nota 3 figuram a Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) e a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi.

Apesar dos resultados positivos, 12 cursos de Medicina baianos foram considerados insatisfatórios pelo Enamed, com nota 2, incluindo o curso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas, e faculdades privadas em Salvador, Eunápolis, Alagoinhas, Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista, Jacobina e Barreiras. Esses cursos estão sujeitos a sanções como redução de vagas, suspensão do Fies ou bloqueio de programas federais.

O cenário reflete a tendência nacional, em que cerca de 30% dos cursos de Medicina receberam notas abaixo do esperado, enquanto universidades federais e estaduais concentram a maior parte das notas altas. O desempenho da Bahia evidencia a força de suas instituições públicas de ensino superior no fortalecimento da formação médica no país.