
Bahia
Bahia se destaca no Enamed com quatro universidades alcançando nota máxima em medicina
Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista, atinge nota máxima; confira as outras três

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Bahia conquistou destaque nacional na mais recente edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), com três universidades atingindo o conceito máximo, nota 5.
Receberam a pontuação máxima a Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus de Vitória da Conquista; a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), também em Vitória da Conquista; a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus de Paulo Afonso e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) no campus de Ilhéus.
Outras instituições baianas também tiveram desempenho elevado, com notas 4 e 3, reforçando a presença do estado entre os polos de excelência na formação médica. Entre os cursos com conceito 4 estão a UFBA em Salvador, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a Uesb e o Centro Universitário FG (Unifg).
Já com nota 3 figuram a Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) e a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi.
Apesar dos resultados positivos, 12 cursos de Medicina baianos foram considerados insatisfatórios pelo Enamed, com nota 2, incluindo o curso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas, e faculdades privadas em Salvador, Eunápolis, Alagoinhas, Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista, Jacobina e Barreiras. Esses cursos estão sujeitos a sanções como redução de vagas, suspensão do Fies ou bloqueio de programas federais.
O cenário reflete a tendência nacional, em que cerca de 30% dos cursos de Medicina receberam notas abaixo do esperado, enquanto universidades federais e estaduais concentram a maior parte das notas altas. O desempenho da Bahia evidencia a força de suas instituições públicas de ensino superior no fortalecimento da formação médica no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

