Bahia
Polícia Civil investiga suspeita de usar PIX para enviar ofensas raciais em Vitória da Conquista

Medida representa um marco no avanço da participação feminina nas forças de segurança do estado

Foto: Sgt RR/C Magno
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoveu, pela primeira vez em seus 200 anos de história, uma mulher ao posto de coronel, o mais alto da carreira militar. A promoção da coronel Ivana Teixeira Andrade, integrante do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição de quarta-feira (4), por meio de decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A medida representa um marco no avanço da participação feminina nas forças de segurança do estado. O posto de tenente-coronel também passou a ser ocupado por 11 mulheres, ampliando a presença feminina em cargos de comando..
Aos 56 anos, Ivana Teixeira Andrade soma 32 anos de atuação na PMBA. Ela ingressou na corporação após aprovação em concurso público para o Quadro de Saúde. Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização em Dentística, a oficial também concluiu o Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), requisito obrigatório para o acesso ao topo da carreira militar.
Avanço na igualdade de gênero
Em 2024 a PMBA deu um passo importante para a isonomia entre gêneros nas carreiras operacionais militares: foi garantido às mulheres o direito de concorrer livremente e em igualdade de condições com os homens nos concursos públicos a partir de 2025, acompanhando o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.