
Bahia
Acusado de violência doméstica, advogado já foi condenado por racismo; entenda o caso
Condenado por racismo, advogado ligado ao Partido Liberal volta ao centro de polêmica após ser acusado de descumprir medida protetiva

Foto: Reprodução
O advogado Leonardo Dias Santos, investigado por violência doméstica e suspeito de descumprir de forma recorrente uma medida protetiva em favor da ex-companheira, também já foi condenado por racismo pela Justiça da Bahia, em decisão mantida em segunda instância.
A condenação tem origem em declarações públicas feitas pelo advogado, que ganharam repercussão nas redes sociais. Em um dos episódios, ele defendeu a separação da região Sul do Brasil, afirmando que o movimento seria positivo por conta da redução do “DNA africano”.
Em outro, associou uma camisa do Esporte Clube Bahia em homenagem aos orixás a “energias satânicas”, após uma derrota do time, gerando críticas por intolerância religiosa.
Além do histórico de declarações, Leonardo Dias também possui atuação política ligada ao Partido Liberal. Ele foi candidato a vereador em Candeias e já ocupou a presidência municipal da sigla.
O nome do advogado tem envolvimento em um caso de violência doméstica e possível violação de medida protetiva. A decisão judicial determina que ele mantenha distância mínima da ex-companheira e não frequente o local de trabalho da vítima, uma servidora do TJ-BA. Ainda assim, há relatos de que ele teria acessado as dependências do tribunal com escolta, o que levanta questionamentos sobre o cumprimento da ordem judicial.
A reportagem tentou contato com Leonardo Dias Santos, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

