
Bahia
Desperdício de água chega a 40% em Salvador e RMS
A cada 100 litros de água distribuídas em Salvador e Região Metropolitana, 40 litros são desperdiçados. A informação é do presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz. [Leia mais...]

Foto: Tácio Moreira/ Metropress
A cada 100 litros de água distribuídas em Salvador e Região Metropolitana, 40 litros são desperdiçados. A informação é do presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz. Em entrevista ao A Tarde, ele contou que o desperdício atinge a média de 40%.
Do total, 20% estão relacionados às ligações clandestinas, os chamados gatos. Ele diz que os principais responsáveis neste caso são os lava a jato irregulares. "Eles causam um desperdício de água em torno de 51 milhões de litros por mês", estima Cedraz. O presidente da Embasa informa que o custo operacional para para rastrear as irregularidades é muito alto e quem acaba pagando a conta desse desperdício é a população.
"Em 2013, iniciamos uma série de fiscalizações nesses estabelecimentos. No Curralinho (Boca do Rio), por exemplo, identificamos dezenas de lava a jato. Mas, após um protesto de moradores e do apelo de boa parte da mídia (que também considerou o lado social da questão), recuamos", disse o gestor.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.